sábado, 18 de outubro de 2008

Ultimo dia no Peru - Petroaudios e corrupcao; pobreza e consumismo

Neste meu ultimo dia no Peru, resolvi passear e passear, tentando resgatar o que levo deste pais. Primeiro de tudo, levo ja dois livros que comprei ontem: a obra prima de Edoardo Galeano, "As veias abertas da America Latina", livro polemico que transcorre toda a historia de saqueio do continente; e "Um pobre sentado sobre uma mina de ouro", sobre a ma gestao dos recursos naturais no Peru. Levo tambem a vontade de estudar os (nao) direitos dos indigenas.
Enquanto aqui estive, o Peru entrou numa grave crise politica. A crise dos Petroaudios. O governo de direita caiu e foi substituido por uma coligacao, encabecada por um politico de esquerda. Ao que parece, foram divulgadas escutas telefonicas ninguem sabe por quem, nas quais membros do governo demonstravam estar envolvidos num esquema de corrupcao relacionado com concessoes de exploracao de pocos de petroleo. Ficou provado que a empresa multinacional Discover Petroleum foi beneficiada em 5 dos concursos. E disto tenho um par de coisas a apontar. Primeira e que a empresa se declarou nao participante e nao ciente de tal esquema de corrupcao. Ora a mim parece-me obvio que se existem politicos corruptos e porque alguem ou alguma empresa os corrompe. Quanto a incognita de quem efectuou as escutas telefonicas e segundo as hipoteses dadas pela imprensa, penso que se foram outros membros da Assembleia que as efectuaram, nao me parece que tenha sido por bom samaritanismo ou amor a democracia, mas porque se sentiram defraudados por saberem o que se passava e nao ganharem nada com isso. Como uma especie de dor de cotovelo. Ou pode ser tambem que tudo isto saiu a luz agora porque o pais enfrenta uma grave recessao, que se preve agravar com a crise financeira internacional, e antes que as coisas fiquem piores, esta foi uma estrategia da direita para retirar o seu governo e colocar uma coligacao, liderada por um socialista de esquerda, que levara depois com as culpas da ma situacao do pais, e preparando assim uma nova vitoria da direita nas proximas eleicoes. Mas ja entrei demasiado na teoria da conspiracao para o que era suposto. Outra hipotese e talvez a mais provavel e a de que seja a empresa petroleira rival, Petrotech, quem entregou os Petroaudios a imprensa. Ate porque o advogado de dita empresa e casado com a jornalista que publicou a informacao, mas que nunca revelou quem lhe havia entregue as gravacoes. De qualquer forma, esta historia cheira a esturro por todos os lados.


Sentada num cafe e olhando um homem com um pano e um balde de agua na mao para lavar carros, comecei a ficar angustiada. Este homem, provavelmente com uma familia a qual tem de sustentar, esperando com um ar triste e honrado os poucos pesos que podera levar para casa hoje. E aqui a maior parte vive assim: esperando levar alguns pesos para casa. E subitamente penso em nos. No nosso egoismo cego. Que mentes perversas montaram o esquema em que se encontra o mundo agora. Quem conseguiu que nos transformassemos em zombies apenas preocupados em adquirir e possuir, sem nunca parar e reflectir. Porque para que nos tenhamos sempre mais e mais, e necessario que outros nao tenham nada. Nao tanto a logica do nao ha tudo para todos, mas mais a do sobe de um lado e desce do outro. Preocupamo-nos tanto com o facto de ter dinheiro e de ser cada vez mais ricos, mas basta pensar que so o facto de ter roupa e sapatos, poder comer varias refeicoes por dia, poder estudar e frequentar a Universidade, faria de nos milionarios em qualquer outro continente que nao seja Europa e America do Norte. Alem disto, tudo o resto e superfluo. Precisamos mesmo de armarios cheios de roupa? Eu ando aqui com tao poucas pecas e vejo que sao mais do que suficientes...
Talvez se pensarmos que os nossos actos tem realmente consequencias, as coisas mudem.


Preparo-me agora para uma viagem de autocarro de dois dias ate Santiago do Chile... Ate segunda!

12 comentários:

Pedro disse...

Corrupção, escutas telefónicas, crise financeira internacional, aproveitamento político... estaremos nós mais sul-americanos ou os peruanos mais europeus?! Dás a volta ao mundo, trocas euros por pesos, e vai tudo dar ao mesmo :)

Bjs!!!

Anónimo disse...

Cierto que esto tenía que acabar como estamos, con "globalizacitis" una nueve especie de crisis...
Muy uais las sandalias, parecen de auténtico romano de la antigua Roma! Me encanta seguirte por el blog. Suerte y adelante para Chile!
EJ

Anónimo disse...

Querida viajante! Amo, adoro e faz parte de todos os meu pequenos almoços ler o teu blog.. sem autorização tua já o forneci a várias almas perdidas que dizem que a vida é uma seca entre outras coisas menos boas..
Enfim!.. tinha pensado em n comentar e falármos quando chegares, mas a realidade é que parece que foste à séculos, por isso n queria deixar de te enviar muita força e energia positiva para as tuas viagens e conhecimento de mais civilizações!
Obrigada por este teu jornal diário tão inspirador! Quando chegares tens 1 mini de borla por dia no Hemingway para a eternidade!
mil beijinhos Telma

Anónimo disse...

Eu também quero 1 mini de borlaaaaa!!!! lolololol ;)

Anónimo disse...

Telma, essa da mini de borla é bem jogado para mim também!!

Boa viagem Pipa! Como vez, continuamos todos contigo, todos os dias, sem faltas.
Bjs lindinha.
Fred.

Anónimo disse...

estou encantada com as tuas descricoes estou orgulhosa com a neta beijos da avo amelia

Anónimo disse...

A Avó já está equipada com computador e ligacao Net. A partir de agora é só navegar !
Os fenómenos que relatas, são os mesmos que ocorrem em qualquer outra parte do mundo desenvolvido, só que aí, causam mais moça, pois o zé pagode é bem mais pobre e não está ao corrente dos desvarios.
Mas não entendo como foi preciso ir ao Peru, para verificar que a começar por ti, todos temos milhares de coisas a mais, a começar pela roupinha, sáo resmas menina, são resmas e agora em paletes !

bj

anm

Anónimo disse...

PAPAI vai hoje levantar o ferrarito todo quitado !

Depois mando-te fotos do acontecimento

Anónimo disse...

Filipita querida, cada vez gosto mais das suas reflexoes!eu nao lhe disse que as suas opcoes iam ser cada vez mais conscientes?
continue assim "a mudar o mundo",estou tao contente com esta minha afilhada querida !

Bjks. da tia Xita

Nina disse...

Eu a pensar que este meu posto ia ser uma bela seca para todos os leitores... ainda bem que estava enganada!
Um grande beijinho a todos, especialmente à minha avozinha orgulhosa e à minha madrinha querida que me seguem com tanta atencao!

Anónimo disse...

Filipa espero um dia ver um livro teu nas bancas....tou estupida, n sei nd de ti...n te conheço!! kero maisssssssssss. tou de keixo caído...

Anónimo disse...

Gostei da tua reflexão. Sinceramente, com o que tenho aprendido contigo, começo a achar que tens razão...
Beijinhos gendes com muitas saudades Inex