segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Chile: desenvolvimento, infraestruturas e Bernardo Macambira

Depois de uma ligeiramente sofrida viagem de dois dias de autocarro, cheguei finalmente a Santiago do Chile. E digo ligeiramente sofrida, porque os empregados da companhia de autocarros se esqueceram de mencionar que nao iria ser servida comida a bordo. Eu ia a contar com isso, sem um único tostao no bolso. Resultado: das duas primeiras vezes que parámos para comer, nao haviam caixas multibanco e muito menos aceitavam pagamento com cartao. Fiquei assim 24 horas sem comer nem beber nada. A única coisa que me ocorreu foi literalmente hibernar no autocarro, poupando assim a minha energia vital.

A diferenca entre o Perú e o Chile nota-se logo ao atravessar a fronteira. Na fronteira do Perú, fizeram-nos sair do autocarro, fomos revistados por polícias e as nossas malas vasculhadas à mao. Na do Chile, havia caes e detectores de metais que nos pouparam à humilhacao... Além disso, no Chile a Panamericana transforma-se finalmente em auto-estrada, devidamente alcatroada. E, em vez de contornar montanhas e vales, abre caminho sempre a direito com viadutos e túneis intermináveis.

Depois de um longo duche, saí para jantar um sushi fabuloso e ao voltar, como estava frio, resolvi apanhar um taxi. Ora qual nao é o meu espanto quando oico na radio a seguinte notícia sobre pirateamente de música: um empresário português foi condenado a 45 dias de prisao devido a este delito. Bernardo Macambira, dono de uma discoteca no Porto, foi condenado porque em 2000 se detectou que o DJ que tocava no seu espaco tinha em sua posse cd's piratas. Genial: Bernardo Macambira nas notícias da radio chilena! Acho que se o próprio soubesse até ìa sentir uma pontinha de orgulho pelo seu nome ser pronunciado, embora por razoes menos nobres claro, no outro lado do mundo! E esta hein?

4 comentários:

Anónimo disse...

Não posso!!! Mas o melhor disso tudo é k ele foi preso e já saiu há semanas! Essas rádios estão com delay!! lololol mto bom!

Anónimo disse...

Bom dia Filipita ! conseguir aguentar 24 h. sem comer...quer dizer que tinha boas resistências:bom sinal !eu teria desmaiado 3 vezes!
Estou inquieta por saber como vao as coisas aí no Chile,governado agora por Michèle Bachelet de quem gosto muito e que penso tem feito bastante pelo seu povo e pelo seu país.Fico à espera das notícias.
Bjs.
Tia Xita

Anónimo disse...

Prepara-te para mais e maiores peripécias no outro lado do mundo.
Não podes e não deves "andar por aí" sem dinheiro de bolso.
Já agora, deixa a política de parte e goza a viagem !

bj
anm

Anónimo disse...

o macambira é falado no chile a proposito de um crime de pirataria... ele há com cada uma!!!