quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O Moinho de Sabandia, as Sandálias Mágicas e os Cabelos ao Vento

Hoje fiz uma proeza inédita. Algo nunca antes tentado. Surgiu com a convergência de três factores determinantes: umas sandálias mágicas, um trauma relativamente a transportes públicos peruanos e a minha grande teimosia.

Mas comecemos pelo princípio. Um dia na Cidade do México, vi um índio mexicano que fabricava sandálias no meio da praça. Aproximei-me e constatei que eram umas sandálias bem giras! E como sou louca por coisas bem giras, resolvi prová-las, mas achei que nao seriam lá muito confortáveis. Perguntei ao velho índio que me garantiu que sim, que eram. Eu acreditei. Ele com toda a sua sabedoria lá devia saber...

E hoje foi comprovado. O velho índio fez-me umas sandálias mágicas. Com elas consegui caminhar 12 km seguidos desde o meu hotel até ao moinho de Sabandia. Mais ou menos a distância Cascais-Oeiras.

Caminhei e caminhei durante 2 horas e meia sob um sol escaldante (ganhei um belo bronze, juntamente com a horinha na piscina de manha...), teimando que nao entraria em nenhum autocarro, pelo menos hoje. E os meus ricos pezinhos chegaram frescos e novos, como se nada fosse. Provavelmente a melhor compra do ano! Com estas sandálias nos pés, sinto-me capaz de ir a qualquer lado. Sao o meu novo talisma. Sinto-me uma espécie de Apolo com asinhas nos pés!

E, como hoje é sem dúvida o meu dia (porque há certas chamadas telefónicas que nos poem "on top of the world"), quando finalmente cheguei ao moinho, avistei vários cavalos. Imediatamente fui abordada por um senhor que perguntou se eu queria montar. Ora Filipa em grego significa amiga dos cavalos (Philos Hippos) e o meu grande sonho é ter um dia um cavalo só meu. Claro está que aceitei sem pensar duas vezes e estive durante meia hora a galopar com os cabelos ao vento pelos campos e ao longo de um riacho que ali havia. Fiquei encharcada, mas soube-me pela vida!

O moinho de Sabandia é um antigo moinho (perdoem-me a redundância), construído em 1785, mas que estava em ruínas. Foi reconstruído agora para visitas turísticas. É absolutamente delicioso, no meio de pastos e campos verdes e com uma vista sobre Arequipa e os vulcoes Misti e Chachani alucinante.

As Sandálias Mágicas (peço desculpa pelos pés feios, mas o dedo torto é defeito de família...)


A meio caminho - o vulcao Misti e do lado direito Arequipa


A estrada do Moinho


Os cavalos


O moinho


3 comentários:

Anónimo disse...

Deves ter ficado com os pés aos quadradinhos depois de tão longa caminhada á torreira do Sol !
O design das sandálias é o máximo !
Cuidado com o Sol e com os cavalos !

bj

anm

Anónimo disse...

estou encantada com a descricao da tua viagem .tudo te corra bem beijos da avo m amelia

Anónimo disse...

piroooosssaaa! nao sabia nada dessa paixao por cavalos!