domingo, 12 de outubro de 2008

Inka Cola ou Capitalismo Ocidental



Hoje vou falar sobre uma bebida peruana, de seu nome Inka Cola. A Inka Cola, uma bebida gaseificada, de cor amarelo rebuçado, é feita a partir do aroma de uma planta peruana chamada Erva Luísa.

Ora bem, a Inka Cola sempre superou em vendas a Coca Cola no seu país de origem, o Perú. Como sendo uma bebida clara e mais leve que a sua principal concorrente, combina perfeitamente com os pratos condimentados peruanos.

Ontém, ao jantar numa pizzaria aqui em Nazca, resolvi perguntar ao dono algo sobre a Inka Cola. Ele respondeu-me que era a mais importante típica bebida sem álcool no Perú, feita da tal erva, e, quando eu lhe perguntei por que fazia parte da Coca Cola Company, ele respondeu que há poucos anos a Coca Cola tinha comprado dita marca.

Pois dita informaçao lá me comunicou com o sistema nervoso e resolvi investigar. Éis o que se afirma na Wikipedia:

"Este largo liderazgo en el mercado peruano causó que, en 1999, Coca Cola adquiriera, por 300 millones de dólares, el 60% de las acciones de la Inca Kola. Como parte del acuerdo de compra, la Corporación Lindley obtuvo el derecho de embotellar Coca-Cola y las marcas afines (Fanta, Sprite, etc) en el Perú. La transnacional estadounidense obtuvo, por otro lado, la propiedad de la marca para su producción y comercialización fuera del país manteniendo Lindley la propiedad de la misma en el Perú."

Que vos parece? É justo que uma marca bem sucedida num dos países da América do Sul, seja abruptamente engolida pela maior multinacional de bebidas nao alcoólicas? E atençao ao interesse da Coca Cola, deixaram a comercializaçao no Perú a cabo da companhia peruana apenas como "pequeno presentito", porque a ideia geral é exportar a bebida para os países asiáticos, onde a alimentaçao é parecida, em termos de condimentos e sabores, e a Inka Cola terá seguramente bastante sucesso.

Isto para nao falar de grande parte das marcas de água na América do Sul, que pertencem já também à Coca Cola Company...

E um dia. se é que já nao chegámos a esse dia (eu sinceramente penso que sim), a Coca Cola e outras multinacionais semelhantes dominarao o mundo...

1 comentário:

Anónimo disse...

É isso mesmo Filipita, é assim que os Estados.Unidos e outros que tais, através da tentacao de alguns milhoes de dólares vao tentando "arrancar" as boas ideias dos paises pobres... a colonizacao continua, com a agravante de ser feita de formas mais disfarcadas...
Pois é, minha querida, como já lhe tenho dito, tudo isto lhe vai abrindo os olhos para a realidade do mundo em que vivemos, e tenho a certeza de que, ao voltar aqui á nossa terra, as suas opcoes vao ser ainda mais conscientes. Parabéns Filipita pelo modo como está a viver toda esta viagem espantosa e pela sua sensibilidade em relacao à vida de todas estas pessoas com quem tem falado e convivido !
bjs enormes
tia Xita