sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Surpresas

Cada dia fico mais surpreendida com o caracter dos indonesios. Ontem conheci uma espanhola com os seus quarenta anos, que esta a viajar pelo mundo durante um ano. Com ela falei sobre os indonesios, sobre a sua forma de ser, os seus costumes, etc, e chegamos a acordo de que sao dos povos que mais surpreendem. Pela sua abertura, pela sua simpatia, por saber bem receber os turistas. Aqui todos adoram falar com estrangeiros. Ate as criancas, minimas, que chegam ao pe de nos a correr, param subitamente a nossa frente e gritam um "hello!" (a unica coisa que sabem dizer) super convencidas, mostrando aos seus amiguitos que sabem falar ingles. Tambem ja me aconteceu por duas vezes, ao pagar a conta depois de comer (nao sei onde ando com a cabeca...), constatar que me esqueci do porta moedas no hotel. Sem nenhum problema, deixam-me sair com um grande sorriso "No problem! No problem!", para buscar o dinheiro e voltar para pagar.

Hoje ao tomar o pequeno-almoco num cafe, juntou-se a mim um velho pescador indonesio, e falamos um bom bocado. Depois das perguntas tipicas do de onde es, que estas aqui a fazer e estas sozinha, disse-me que eu era muito corajosa por viajar assim sozinha. Eu respondi que de facto nao era tao dificil, que ao inicio pensaria que seria muito mais complicado. As tantas la ganhei coragem e perguntei se os indonesios nao tinham uma ma imagem dos portugueses, devido a Timor-Leste, e que eu pensava que tinham antes de ca chegar (tal como nos temos dos indonesios), e ele abriu a cara num grande sorriso e respondeu: "That is my government business, not people business". Acho que foi a resposta mais sabia e mais honesta que me poderiam dar a esta questao. E por um velho pescador de Yogyakarta...

Entretanto fica aqui o esclarecimento: o sufixo "karta", usado em palavras como Yogyakarta, Jakarta ou Surakarta, deriva da palavra "kraton", palacio do sultao, como o que eu visitei aqui em Yogya: o grande complexo de edificios dentro de muralhas onde vive o sultao, a sua familia e milhares de outras pessoas e que antigamente representava toda a cidade.



PS: Agradecia que se alguem soubesse o nome do animalito na fotografia do Mercado das Aves, que me informasse.

5 comentários:

Pedro disse...

É um lóris.

Beijinhos

Pedro

Anónimo disse...

Caiano-sabe-tudo

Anónimo disse...

Espertalhudo...hehehehehehe

Pedro disse...

Filipa, o que é que eu ganhei?! :D

Nina disse...

ganhaste a dita fotografia emoldurada pra pores no teu quarto e mostrares a toda a gente que sabes o nome do bicho!

granda sorte hein?