sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Mais aventuras em Yogya

Fiquei entalada dentro de um vestido numa loja. Ao experimenta-lo, nao me ocorreu que o tecido de elastico, nao tinha nada. E o esforco que fiz para enfiar-me dentro dele foi quadriplicado para o tirar. Por sorte nao o rompi, mas o tempo todo que fiquei dentro do provador deve ter parecido bastante insolito para as empregadas da loja. A situacao foi tao grave que, nao fossem elas extremamente muculmanas de lenco na cabeca, eu teria pedido ajuda. Mas aparecer a frente delas de soutien com um vestido preso nos ombros nao me pareceu la muito boa ideia. Com muito esforco la o consegui tirar e, como nao tinham maior, acabei por compra-lo e no hotel desfiz umas quantas costuras para nao passar por semelhante suplicio desesperante outra vez...

Jantei num restaurante/bar com musica ao vivo. Quando cheguei estava a dar um dvd de um concerto do Ricky Martin, imagine-se! Depois de comer, e a espera que comecasse a banda, fiquei especada a olhar para aquele fenomeno porto-riquenho. Fiz logo dois amigos e houve um que me perguntou se eu gostava do Ricky, tal deveria ser a minha cara de espanto a ver semelhante personagem, ao que eu respondi negativamente. Entao ele voou apressado e colocou rapidamente um dvd do Robbie Williams. Nao que seja um dos meus cantores favoritos, mas bastante melhor do que o anterior. Na meia hora que se seguiu ja estava rodeada de indonesios que sabiam de cor todos os jogadores da seleccao portuguesa. Soube ainda que ganhamos ao Chile, com dois golos do Cristiano. Finalmente chegou o concerto de rock de uma banda indonesia chamada Jimmy qualquer coisa. Estive ainda uma hora a ouvir Rolling Stones, Creedence Clearwater Revival, entre outros. Muito bom!

Fui finalmente ao Kraton, palacio de Yogyakarta onde vive o actual sultao. As suas muralhas ocupam o espaco de 1 km2. Numa visita guiada pela parte aberta ao publico, pude ver os enormes espacos de recepcao e de festas e varias salas onde se expunham objectos pessoais do sultao IX. Soube tambem que o actual, X, tem cinco filhas. Ora o que acontece e que e necessario um filho varao para a sucessao e a solucao possivel seria arranjar uma segunda esposa e tentar ter um filho com ela, algo que o sultao rejeitou por amor e respeito a sua unica mulher. Tendo em conta que o sultao anterior tinha tres esposas e o I tinha trinta e cinco (!), fiquei com uma certa admiracao e simpatia pelo actual.

Depois fui ate ao mercado das aves, vencendo uma das minhas grandes fobias, mas confiando que estivessem todas enjauladas. Para meu grande alivio, assim foi! Fiz logo um "amigo" que me levou atraves do labirintico mercado para mostrar-me os maiores morcegos que ja vi na vida! Mediam cerca de meio metro e eram vegetarianos. Pelo seu tamanho, eu pensava que tragavam carne todos os dias alarvemente. Alem destes, tambem me mostrou mangustos, lagartos, cobras, escorpioes e um outro animalito bebe do que qual nem sei o nome. No final tentou enfiar-me numa galeria de batik, ao qual eu recusei, e despediu-se amigavelmente, mostrando-me o caminho para o Palacio da Agua.
E aqui surgiu mais uma vez o orgulho em ser portuguesa! Pois e, meus amigos, o Palacio da Agua, local turistico de Yogyakarta, foi construido nada mais nada menos que por um arquitecto portugues! Que soem os tambores! Mal entrei e disse a minha nacionalidade, o guia foi a correr mostrar-me a placa de celebracao do seu restauro em 2004, com o apoio da Fundacao Calouste Gulbenkian, pelo arquitecto Joao Campos. Estava em ruinas desde o seculo XIX, devido a um terramoto. Situado ao lado do Kraton, o edificio nada mais era que um "resort" para o sultao I e toda a sua familia. Foi construido em 1765 e engloba tres piscinas (uma para o sultao, outra para as suas 35 mulheres e a terceira para os seus 120 (!!!) filhos), uma sauna e varios pequenos quartos de vestir.

4 comentários:

Anónimo disse...

Interessante a reconstrucao do Palácio da Agua por um dos nossos!e com a ajuda da Gulbenkian,claro!as estátuas e os templos e monumentos sao muito do estilo dos que se podem ver na Tailândia, Cambodja e Birmânia, serao todos os mesmos povos?
outra pergunta: karta quererà dizer cidade? Jakarta, Yogyakarta,etc...? Bjs,Filipita !

Pedro disse...

Portugal jogou contra o Chile?! Transmitem jogos na Indonésia que não chegam cá... :) mas ao menos na imaginação deles as coisas correm melhor, a realidade Filipa é que a selecção foi ao Brasil perder... 6-2! Lamento ser o portador de más notícias...

Beijinhos, boa viagem!!!

P

Nina disse...

Esquece! O rapazito nao falava muito bem ingles. Se os dois golos desse jogo foram do cristiano, depois de um passe do nani, entao quem ganhou contra o chile foi a indonesia... lost in translation! lolol

Nina disse...

Borobudur foi construido quando a indonesia estava sob dominio budista e o Prambanan mais tarde quando chegou o hinduismo. Penso que na Asia, com a proximidade, facilidade dos meios de transporte em chegar a todo o lado (grandes canoas, etc...) todos estes templos budistas e hindus terao a mesma origem.