segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Down under... Sydney

10.11.2008

And now for something completely different: Australia!

Comeco pela observacao que me parece mais flagrante: Sydney tem sem duvida as moscas mais chatas e mais lentas de todo o mundo... Aparte disso, vou resumir as minhas restantes impressoes ate agora.

Chegada ao hostel as 9 da manha de ontem, depois de um inexistente dia 8 de Novembro e com os horarios e os calendarios tao absolutamente trocados, larguei as malas e parti a descoberta desta cidade de Oz. Caminhei toda a George St. ate ao porto e constatei duas coisas: isto esta cheio de japoneses e a malta consegue ser ainda mais fashion do que em Londres. E conduzem como em Inglaterra, no (nosso) lado contrario, o que seguramente vai proporcionar mais alguns momentos perigosos. Tambem a boa maneira inglesa, Sydney esta cheia de espacos verdes, parques e jardins, que conseguem desanuviar um pouco o ar da cidade. De certos pontos parece literalmente uma selva urbana, com palmeiras, arvores e abundante vegetacao e, por tras, enormes edificios de vidro que trepam ate ao ceu.

Chegando ao porto, a zona The Docks, avistei logo a famosissima Opera House impondo-se no cenario. E tambem a enorme Sydney Harbour Bridge, outro simbolo da cidade. Esta zona esta cheia de lojas, cafes, restaurantes e e aqui o porto para os cruzeiros turisticos. Por isso, o movimento nao para. As tantas vi uns aborigenas pintados a dancar e a tocar didgiridoo num espectaculo que se pensaria ser bastante tradicional, nao fosse a musica por tras um trance a partir a loica toda. La fiquei a rir e a ouvir e perguntei a um deles se o cd que vendiam tambem era assim. Disse que a musica era mais calma e la me resolvi a compra-lo. Enquanto me afastava, e ja a uns bons 10 metros dali, algo me fez desatar a rir. O musico que tocava o didgiridoo, e que tinha um microfone, interrompeu subitamente a sua performance e a sua voz soou bem alto nas colunas:"I suddenly feel like going to Portugal!" Confesso que num domingo, com o porto cheio de turistas, foi bastante comico.

Entre contornar a Opera House, passear pelos Royal Gardens, ir ao Darling Harbour, passando pela China Town, e regressar ao hostel, assim foi o meu primeiro dia.

Hoje passei a manha na Bondi Beach, onde ha mais surfistas que num dia bom de Carcavelos, e vi algo inedito. Tive de tirar uma fotografia e tudo. um individuo que surfava de pe e com um remo! Entrou de pe em cima da prancha a remar, apanhava as ondas com o remo e nem quando saia da onda caia ou se deitava: tudo de pe! Absolutamente genial!

Depois de um fabuloso almoco num tipico mexicano (que saudades...) em frente a praia, tentei fazer o caminho de Bondi Beach a Congee pela costa, mas desisti a meio, pois o calor abrasador nao deu para mais.

12.11.2008

Hoje sai cedo para ir ate a Opera House ver se conseguia comprar um bilhete para um qualquer espectaculo que houvesse e me interessasse. Tinha jurado a mim mesma que quando viesse a Sydney teria obrigatoriamente de o fazer. La comprei para um Ballet moderno hoje a noite. A ver...

Depois fui ate a Sydney Tower apreciar as vistas da cidade a uma altura vertiginosa. Ainda ganhei uma fotografia ridicula de mim dentro da torre e com a cidade por tras, mais uns quantos postais em que apenas mudava o fundo. O tipico souvenir de turista...

Depois de um sushi e um largo passeio pela cidade, resolvi fazer algo em relacao a juba aniquiladora de pentes e escovas em que se tornou o meu cabelo. Entrei num cabeleireiro ao acaso e um habilidoso chines conseguiu em uma hora tornar a selva que saia da minha cabeca num cabelo liso e sedoso. Dizem que das maos dos chineses e impossivel sair algo feio. Esta mais que visto! Sai de la airosa e fresca. Penso que os meus milhoes de cabelos me sussurraram, agradecendo tal mimo.

De repente lembrei-me que para ir ao ballet, ainda mais na Opera House de Sydney, nao se vai de qualquer maneira, muito menos com as minhas botas do trekking, com as sandalias do indio ou com os tenis do skate. La comprei um belo sapatinho de Cinderela e um vestidinho a condizer para ir como Deus manda assistir ao espectaculo. Ha coisas que nunca mudam...
Sydney Opera House

Dressed up for ballet..


The Rocks e Harbour Bridge


Any given bird in Sydney...

Bondi Beach e arredores

... e o cromo do remo!

Vistas desde Sydney Tower

... And last but not least...! O orgulho patriotico proporcionado por esta cadeia de restaurantes espalhados pela cidade.

NINGUEM assa frangos como NOS! Forca Portugal!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Moscas...aborigenes a quererem casar contigo...sabe se lá mais o quê...e no final ainda cais nas mãos de um chinês que te faz um cafuné...Vê lá...onde vai para a Cinderela depois da ópera...não te esqueças que à 00:00 transformaste em abóbora...
Beijos grandes...e fico à espera das fotos

Anónimo disse...

OGAlo!!! 'e um classico! lindo!