quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Last day in Sydney...

Hoje acordei cansada... Nao cansada fisicamente, mas psicologicamente. Talvez para isso tenham contribuido a mudanca brusca da Ilha da Pascoa (e de toda a America do Sul) para Sydney, ou o facto de nao ter tempo para digerir calmamente tudo o que ja vi, ouvi e senti ou ainda as saudades daquele que agora sei ser o meu lugarzinho no mundo, perto dos amigos e da familia. Acordei com a vontade de fazer um intervalo, ir a Portugal umas semaninhas, e recomecar a viagem, agora pela Asia. Ele ha dias assim... Dias de tipica nostalgia portuguesa que o genial Antonio Variacoes tao bem soube resumir:

Tenho pressa de sair
Quero sentir ao chegar
Vontade de partir
P'ra outro lugar
Vou continuar a procurar
A minha forma
O meu lugar
Porque até aqui eu só:
Estou bem aonde eu nao estou
Porque eu só quero ir
Aonde eu nao vou
Porque eu só estou bem
Aonde eu nao estou.

Devido a este estado de espirito, resolvi ir recarregar energias e revitalizar-me no Chinese Garden of Friendship, que fica entre Chinatown e Darling Harbour. E um belo parque ao mais puro estilo chines, segundo os principios de Ying e Yang, e cheio de lagos, arvores, bonsais, bambus, pequenos pavilhoes, pontes, bancos, cascatas, dragoes, varandas e carpas gigantes nadando de um lado para o outro. Poderia ter sido melhor se nao houvessem umas obras ali perto que soavam de forma irreal num cenario tao zen.

Alem disso, a ida ao Jardim Chines serviu tambem como iniciacao a minha passagem para terras asiaticas. Sim, porque ja amanha parto para a Indonesia e comeca a etapa decrescente desta aventura.

Depois de almocar no Darling Harbour, passei a tarde deambulando sem rumo pela cidade, rodeada de homens engravatados e mulheres aperaltadas, todos absortos na frenetica rotina do dia-a-dia. "I'm an alien, I'm a legal alien..."
Regressei depois para passar um tempinho na piscina com o meu diskman e relaxar.

Hoje perguntaram-me se eu usava spray bronzeador (imagine-se a minha cor!), ao que eu respondi atonita: "Nao. Simplesmente passei os ultimos dois meses ao sol!" E realmente, depois de olhar com mais atencao, acho que nao fico mais escura que isto. Ja nem levemente vermelha fico com o sol australiano... E todas as sardas do meu nariz se uniram para formar o clube da Enorme Mancha Castanha.

E chegou a altura de fazer a mala novamente e em breve embarcar rumo a um novo destino...


5 comentários:

Anónimo disse...

Com tal pancada, será agora necessária toda a calma para um correcto entendimento das gentes asiáticas.
São muito diferentes do que possas imaginar.
Estranho não teres encontrado ainda "portugas" por todas essas paragens!
Costumam andar em grupo,são sempre muito ruidosos !

bj
anm

Unknown disse...

Olá miúda ! Tenho acompanhado toda a tua viagem e tenho adorado ler o que escreves...É mesmo bom viajar e tenho-o feito com este teu diário!

Um grande beijinho para ti da prima Sofia (da tia Guida)

Anónimo disse...

Tranquila ninha...estamos cá todos à tua espera e nem temos estado tal longe assim...estamos à distância de um clique...graças à net...e à globalização.
Vive e aproveita...e não te preocupes que, mais gordos, mais magros, mais chatos e mais velhos...estaremos cá todos qd "arrivares" e prontos para te chagar tanta a cabeça que vais desejar ter voltado pro ano.

Anónimo disse...

Anima-te que tás melhor que qualquer um de nós a acordar as 7 da manha, enfiados nos escritórios a trabalhar até ser noite, brancos como a cal e com um frio de raxar! Aproveita, agora na proxima paragem vais estar mais "roots" sem predios e gente apressada e tudo e tudo lol A Austrália foi só um cheirinho para te lembrares que afinal as cidades grandes existem, vais agora para o "fim do mundo" que é onde tu realmente gostas de estar ;) e ai sim podes andar e passear e cair e fazer trekking e fazer essas coisas todas giras, k nao percebo como as fazes... lololo big kiss!

Anónimo disse...

Pois é Filipita querida, há dias assim... mas isso passa, agora vai passar para a calma dos asiáticos ! outro mundo a descobrir, outras gentes, vai ser bem giro. e nós cá todos à sua espera para o Natal !
Bjs.
tia Xita