terça-feira, 23 de setembro de 2008

La Virgen de Guadalupe

Hoje, depois de um pequeno ataque de stress proporcionado mais uma vez pelos Correios mexicanos, resolvi ir até á Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. Reza a lenda que em 1531 um cristao indígena, Juan Diego, avistou no cimo do monte Tepeyac uma linda senhora vestida de azul e rodeada de raios dourados, que lhe pediu que se dirigisse ao bispo e ordenasse a construçao de um templo em sua honra. O bispo nao acreditou e, só na sua quarta apariçao, deixou gravada a sua imagem na capa de Juan Diego. Hoje em dia, a Virgem de Guadalupe é a padroeira do México e de toda a América Latina.

A antiga Catedral é um pouco ao estilo da Torre de Pisa, um edifício enorme prestes a descambar para a frente. Foi contruído um novo santuário ao lado para albergar os milhares de peregrinos que aqui se dirigem a 12 de Dezembro, dia da Virgem.

No cimo do monte por detrás da Catedral está a Capilla del Cerrito, onde Juan Diego teve as visoes. Há uma vista espectacular sobre a Cidade do México daí. Entrei na capela e estava a ser celebrada uma missa. Fiquei um pouco a assistir. O México inexplicavelmente dá-me para a religiosidade... E reparei num indígena, todo vestido de branco, com uns sapatos que nem eram sapatos, umas simples solas de pele com umas cordas presas, a assitir à missa. Nao sei porque, reparei nele... E tocou-me a sua figura...

A descida do monte está fenomenal, com jardins e cascatas e uma representaçao gigante dos povos da América Latina a oferecerem a sua devoçao à Virgem.

Claro que à volta de tudo isto, há milhares de barraquinhas e vendedores ambulantes com uma oferta bastante grande e despropositada de tudo o que tenha ou nao a ver com Guadalupe e as apariçoes...

De volta à Cidade, estava a almoçar num restaurante de Sushi (eheh..!), quando vi passar o indígena da capela, pedindo dinheiro na rua, e caminhando devagar e pesaroso. Pedi a conta, paguei a correr, sem sequer receber troco, e fui a correr atrás dele para lhe dar o que para ele seria muito dinheiro, e para nós é quase nada. Made my day!

2 comentários:

Celta disse...

So para dar uma granda beijoca à minha maninha querida.
Esta tudo a correr lindamente, pelo que vejo! Boa sorte.
Beijinhos e Saudades.
Fred

Anónimo disse...

Uma longa viagem começa com um único passo... Y si es para bajar de la escalera eléctrica mejor. Lao Tse
Que tengas un hermoso viaje. María, la amiga de María