quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Tentativa de resumir e concluir... Valparaíso e arredores

Bem... nao será fácil... Acho que vou começar por plagiar alguém que seguramente sabe infinitamente mais do que eu. "As colinas de Valparaíso decidiram descolar os seus homens, soltar as casas desde o topo para que estas descambassem pelos barrancos (...). Mas as casas e os homens agarraram-se desde as alturas, enroscaram-se, pregaram-se, atormentaram-se, dispuseram-se em vertical, penduraram-se com unhas e dentes de cada abismo. (...) Estas colinas têm nomes profundos. Viajar entre estes nomes é uma viagem que nao termina, porque a viagem de Valparaíso nao acaba na terra nem na palavra. (Logo inumera os nomes das 49 colinas de Valparaíso e diz:) Eu nao consigo andar por tantos sítios. Valparaíso necessita um novo monstro marinho, um octopernas, que consiga percorrê-lo." (Pablo Neruda, Confieso que he vivido - peço desculpa pela traduçao...) Esta é a descriçao ideal da cidade.

Nem pensar que eu, nos poucos dias que aqui estive, consegui conhecer bem Valparaíso. Apenas visitei as colinas mais famosas, visitei a prisao/centro cultural, outra das casas de Neruda, o museu a céu aberto, o porto, o El Plan (zona plana da cidade). E passei alguns dias fora da cidade, visitando a magnífica praia Caucau en Horcón e as suas deliciosas empanadas; ou a casa de Neruda em Isla Negra que me impressionou muito mais do que pensava, pois ontém nao conseguia dormir só a pensar nela; ou o porto baleeiro de Quintay e a sua extinta glória. Enfim... há muito para fazer e para visitar aqui...

Sem comentários: