segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A insustentável leveza da música

Pois é, depois de um mês de viagem, a necessidade tornou-se insustentável. Facto para o qual fui alertada antes de partir, de que era essencial um aparelho musical (vulgo ipod ou mp3), e que eu despreocupadamente recusei. Este tipo de novas tecnologias nunca foi do meu agrado... Mas agora, com tanto tempo passado na minha humilde companhia, a música começou a fazer falta. E digo isto porque quando nao estou a passear de um lado para o outro, visitando e admirando, e até porque as pernas nao dao para tanto, o único que podia fazer era ler ou estar na companhia, boa ou má, de outros companheiros viajantes. A compra e leitura de livros tornou-se descabida (já tive de enviar duas caixas para Portugal, e a segunda continha sete livros já lidos!). Os tempos de descanso e de lazer teriam de ser ocupados com outra coisa, que nao televisao e internet, até que se fez luz finalmente e pensei: música! Claro! Que estupidez!
E entao lá fui eu tratar da minha necessidade, como antiquada que sou, e procurar um diskman baratinho para comprar. Nao foi fácil porém. Os empregados de pelo menos duas lojas olharam para mim como se eu fosse um extraterrestre ou uma velhinha milenária procurando uma grafonola. "Quieres un diskman??", perguntavam alucinados. É verdade, os diskmans foram banidos da sociedade, dando lugar aos novos aparelhos de alta tecnologia. Dificilmente, lá encontrei um, baratinho. E logo fui comprar cd's. Já tenho quatro! E a sensaçao de estar num autocarro, no quarto sobre a cama cansada de tanto andar, num café ou simplesmente a andar pela rua ao som de uma banda sonora é do melhor! Já agora, explicito as minhas recentes aquisiçoes musicais: o novo de Coldplay para os meus dias melancólicos, embora nao tao bom como os anteriores; uma compilaçao com o melhor de Fito Paez, grande cantautor argentino; um dos álbuns de Jarabe de Palo e outro de La Quinta Estación. Já se sabe: em Roma, sê Romano.

Aceito sugestoes de bons discos para adquirir.

3 comentários:

Anónimo disse...

Filipita, compre um disco do Raul Paz, cantor cubano,foram o Jean Seb e a Claire que nos fizeram descobrir, é muito giro, as músicas mais giras dele: "en casa", "enamorado", "cubano". Tenho a certeza que vai gostar !
Bjs. tia Xita

Anónimo disse...

Makas...já que estás numa de conhecer a cultura musical chilena, aproveita também para lhes dares a conhecer um pouco do bom som que se faz por terra alemãs e mostra-lhes um traço da cara do nosso Rê, o Rê Stephan Bodzin - http://www.myspace.com/stephanbodzin

Anónimo disse...

ainda vais acabar a mandar caixas com cds para portugal tb! :)