quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Hong Kong








Bem, finalmente la ganhei coragem e saude para escrever outra vez...

Aventuras e desventuras. Estive em Macau um dia e meio e tive logo de ir a Hong Kong tratar de resolver "the ticket situation". A primeira ideia seria ficar mais uns dias em Macau e regressar a Portugal daqui, talvez uns dias antes do que era suposto. Nao se me passou pela cabeca que conseguir voos nesta altura do ano (entenda-se, epoca natalicia) e praticamente impossivel. Depois, planeei voar directo para Bombaim e ir a Goa de comboio, mas o cansaco, a situacao complicada que a India atravessa (com mais uma explosao num comboio ontem) e o peso crescente das minhas malas, acabou com as minhas restantes energias e "ganas" de continuar. Assim que regressarei antes do previsto, dia 10 de Dezembro, para o acontecimento do ano, durante o qual todo o Portugal para: o aniversario espectacular e tao esperado de miss Madeleine.

A resolver estes assuntos e a passear pela robotica cidade de Hong Kong, adoeci. Hong Kong, depois de todos os sitios que conheci, pareceu-me literalmente a cidade do futuro. Twilight zone... So faltava a voz off a dizer: "You have now moved two centuries forward." Incrivel como o nosso mundo e tao absurdamente desigual. Ou, como dizia o cantor, "we have just one world, but we live in different ones". Tudo e grande, espelhado, metalizado e iluminado em Hong Kong. Os nossos olhos ofuscam-se com os neons, os outdoors e os enormes e incontaveis centros comerciais. Na verdade, a qualquer sitio que se queira ir na zona central, e imperativa a passagem pelo interior de um gigante mall. Muitas vezes, nao ha hipotese de o contornar, ou pelo menos eu nao descobri...

O meu hotel ficava no Soho e, para la chegar da primeira vez, demorei 45 minutos, subindo ruas extremamente ingremes e escadarias interminaveis. Depois, o concierge indicou-me que poderia usar o "escalator" para ir ate ao centro. A cidade tem o "world's largest escalator", que consiste numa serie de escadarias e passadeiras rolantes acima do nivel das ruas e que percorrem praticamente toda a zona central de Hong Kong. Ou seja, quase nao e preciso andar para chegar a qualquer sitio: somos transportados. Para quem ja viu o filme Wall-e, tudo isto me recordou o cenario futurista, sendo a unica diferenca os humanos aqui serem chineses e magros. Aproveitei para apanhar o Peak Tram, que sobe a uma montanha de onde se tem uma vista geral da ilha, para constatar que no fim da linha estava construido mais uma enorme torre/centro comercial que desperdicava uma melhor visao.

Fiquei com a sensacao de que em Hong Kong o unico que se pode fazer e ir as compras. Como se tudo nao passasse de um grande centro comercial....

4 comentários:

Anónimo disse...

E até à data da partida qual é o planning ? gostei da descricao de Hong-Kong,corresponde àquilo que eu imaginava, mas visto ao vivo deve ser impressionante. Realmente o nosso mundo é feito de vários mundos, como diz a cancao...
e Macau,que tal? parece que a cidade velha,típicamente portuguesa,vale a pena ver.
...e sabe tao bem pensar que daqui a 8 dias já a temos connosco, minha querida!!
bjks.
tia Xita

Anónimo disse...

ESTOU CONTENTE POR SABER QUE JÁ REGRESSAS NO PRÓXIMO DIA 10

BJ

AVÓ AMÉLIA

Anónimo disse...

Que grande chatice regressares ja.E' que esta'vamos tao be'm sem ti. Agora vais dar-nos imenso trabalho a aturar as tuas birras.Por favor nao venhas ja.

Anónimo disse...

Espero que já estejas melhor, pelo menos só ficaste doente no fim!! Estou contente por saber que estás quase de regresso, as saudades são muitas. Cá te espero para comemorar a tua chegada ao som de minilog hehehe Sabes ;)

Beijitos grandes Inex