quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Chegada a Cuzco

1.10.2008

Depois de uma viagem de autocarro de 22 horas, serpenteando pelo meio dos Andes e revivendo os míticos anos 90 com um dvd de videoclips brilhantes (sublinho o grande Michael Bolton, herói dessa década), finalmente cheguei à cidade de Cuzco, ponto de entrada para Machu Picchu. Estou neste momento a 3.300 e tal metros de altitude e posso dizer honestamente que se sente bastante a altitude por estas bandas. Logo ao chegar, deixei as malas no Hostel e resolvi ir almoçar ao centro, pensando que depois daria um passeio de reconhecimento, mas rapidamente pus de lado esses planos... O facto de andar 200 metros cansa profundamente, sente-se a falta de oxigénio, dói ligeiramente a cabeça e os ouvidos... Segundo os guias, o melhor a fazer quando se chega a Cuzco é relaxar e descansar e dar tempo ao tempo até nos habituarmos à altitude. Foi o que fiz, vim até ao Hostel novamente e descansei, li e dormi um pouco. Acordei com um casal de argentinos que estao no meu quarto e alinhámos todos em ir jantar à praça da Catedral. Comi carne de alpaca, vulgo lama, um animal amoroso com os olhos tristes do tamanho do mundo, mas pronto, ao menos já posso dizer que experimentei. O pior vai ser quando vir o animalzinho ao vivo e a cores e aí sim me vou sentir como uma carnívora sem escrúpulos...

Cuzco é uma cidade de cerca de 300 mil habitantes, que se desenvolve a partir do Centro Histórico, lindíssimo e super bem tratado tendo em conta o turismo, e rodeado de milhares de barracas onde os locais se foram aglomerando. Há que frisar o facto de que esta cidade principal inca tinha sido "abandonada" com a chegada dos espanhóis, passando a capital a ser a cidade de Lima. Até ao início do século XX, tinha poucos habitantes e pouco interesse, até que um explorador descobriu a mítica Machu Picchu por acaso, enquanto procurava uma outra cidade inca. A partir daí o turismo invadiu a pequena Cuzco e hoje é um dos principais pontos turísticos do Perú e de toda a América do Sul.

Ah e o Gato Cósmico para além das lamas, já tem um gorro andino, amanha virá a reportagem fotográfica..

Aqui ficam as primeiras fotos



1 comentário:

Anónimo disse...

Filipinha já tive nessa cidade linda! posso dizer k tb comi alpaca..se bem k n me lmebro se gostei ou nao...sei k a lã delas é o melhor. compra uma camisola com lã delas...o meu pai adora e tem pai duas desde k fomos ai pai ha 6 anos.

bjaoo