domingo, 28 de setembro de 2008

Lima em 3 dias

Dia 1:

Aterrei em Lima às 5:50 da manha, depois de uma noite mal dormida no aviao, e quando finalmente vi a minha nova cama fiquei até à 1 da tarde a conversar alegremente com a almofada...
Acordei com música vinda da rua, tambores e crianças a cantar, e para minha grande sorte havia um desfile/concurso de várias escolas com trajes, música danças típicas do Perú. Ou seja, oportunidade de boas fotografias...
Depois fui até ao Mercado del Indio no bairro de Miraflores, a verdadeira loucura de compras. Trata-se de um mercado gigante de artesanato peruano onde uma pessoa tem de coser os bolsos para nao gastar o dinheiro todo. De qualquer forma, a quantidade de cores é uma alegria para os olhos.
À noite, depois de um jantar e um snooker muito mal jogado, fui com duas peruanas a uma bar de salsa cubana onde o vocalista nem precisava de cantar quase..., só a sua forma de dançar já era o espectáculo em si. Fui logo recrutada por um peruano todo cheio de truques para dançar a bela da salsa que, com tanta volta e reviravolta e mexe e remexe, até parecia que eu sabia o que estava a fazer...





Dia 2:

Uma ida à Huaca Pugliana, ruínas de um templo da civilizaçao Lima, muitos séculos anterior à Inca. Aí, numa montanha de terra e pó, descobriu-se uma grande pirâmide, ou que restava dela. Fica no meio do bairro de Miraflores, rodeada de casas que provavelmente têm debaixo delas muitos vestígios arqueológicos. Uma das senhoras que fez a visita guiada contou que um dia, ao escavar um buraco no seu jardim para construir uma piscina, descobriu artefactos e cerâmica pré-incaica. Segundo ela, toda a cidade de Lima está construída em cima de templos e ruínas antigas.

Depois disso um largo passeio até ao mar. Hoje vi o mar e encheu-me o coraçao... Quando se fica algum tempo sem ver o mar, o mar a perder de vista, é de facto uma visao incrível. Dentro do peito, parece que os pulmoes duplicam de tamanho e invade-nos uma serenidade e uma paz impossíveis de converter em palavras. O mar... Vi-o no Parque del Amor, uma versao romântica do Parc Güell (quem já lá esteve perceberá porquê), que fica numa falésia em cima da praia. Uma vista magnífica...
Desci até à praia onde fiquei horas sentada nas pedras (nao há areia) a falar com um peruano pescador e professor de surf que vive naquela mesma praia há dez anos. Ele queria que eu tivesse uma aula, mas acabámos por ficar horas a olhar o mar e conversar sobre tudo, sobre o mar, sobre surf, sobre Portugal e o Perú, sobre pessoas boas e pessoas más, sobre racismo, sobre música e dança, sobre comida, sobre viagens e sobre a vida. E o mar ali à nossa frente. Quando finalmente ía olhar o relógio para me vir embora, ele disse que deviam ser três e meia. Eu olhei e eram 3:35. Fiquei atónita, ao que ele respondeu: "Te he dicho que vivo en esta misma playa hace 10 años...".



El Parque del Amor (versao romântica do Parc Güell)












... e o mar

Se algum surfasse, só se fosse nestas mesmas condiçoes... se é para fazer, que se faça com estilo!


Dia 3:

Hoje resolvi passar por uma livraria para reabastecer o meu stock de livros. Pois é, além de cerca de 10 guias de viagem, tinha colocado na mala três romances que, ingenuamente, achei que me iriam durar durante toda a viagem. Nada tao longe da verdade... Apesar de tantos passeios, leituras dos guias e coisas afins, consegui em duas semanas terminar dois deles... Tendo em conta que o terceiro consistia na re-leitura de Siddharta em terras asiáticas, hoje adquiri para leitura em terras sul-americanas dois livros de Pablo Neruda: ("Veinte poemas de amor y una canción desesperada" e a sua autobigrafia "Confieso que he vivido"). Pareceu-me o mais aconselhável para a ocasiao...

Pela tarde resolvi armar-me em Bimbinha da Silva e embarcar num bus turístico e poupar-me assim ao trabalho de ir de autocarro até ao centro. Foi um bom passeio, mas como já me tinha dado conta, Lima nao é de facto a minha cidade. Falta-lhe o que só poderia descrever como alma... Como a alma de Lisboa, a de Barcelona, a de Berlim e até a da Cidade do México. O centro histórico é realmente bonito, com a arquitectura colonial ainda muito presente, grandes praças com palmeiras e grandes avenidas, mas logo tudo se mistura com uma arquitectura ao mais puro estilo comunista, austera e rectilínea... muito cinzento... muito espaço livre, mas sem espaços verdes... Bem, nao sei se me faço entender, mas as imagens sao capazes de ajudar (quando as subir...) ....to be continued


6 comentários:

Anónimo disse...

bjcpois é Filipita querida,cá continuamos a "nossa viagem",destes 3 dias em Lima retive sobretudo as cores (como,penso eu,em toda a América Latina-uma boa terapia,juntamente com a música,para as dificuldades do dia a dia ? ),o encontro com o pescador, Pablo Neruda(adoro!)e o mar ! Tantas coisas tao simples e tao extraordinárias! Bjs. Tia Xita

Anónimo disse...

amigaa!!! venho dizer que nao te abandonamos no blog!!! tenho vindo ler todos os dias e ja deixei prai uns 10 comentarios que acabei de constatar que nao existem... porque será? será que é porque sou uma ganda nada no mundo dos blogs?? mas enfim miss madleine tua "sis" la me explicou e a ver se é desta que passo a figurar nos comentarios da nossa felips abecasis:) bem, o gato é fabulastico e as descriçoes fantasticas, ontem sonhei com a tua viagem! encontravamo nos algures no peru ou terra assim... ehehe, o surfista com quem tiveste horas a conversa era giro? ehehehe na brinca! manda bjs ao gato (este gato nao era o amigo do jony lima?) hehehe
bjsssss ainka!

Anónimo disse...

e mais uma vez venho aqui para deixar publicada a minha burrice cosmica, lol
os meus coments nao apareceram porque a minha distracção me fez passar pelas letras distorcidas que supostamente temos que escrever para publicar o comentario... ta explicado! hehehe
nao queremos é que desanimes hem??

Anónimo disse...

I couldnot help but wonder?...
Será que no post do surfista pescador todos pensaram : Hummm devia ser bem girooo.......

Anónimo disse...

penso que uma descrição pormenorizada do senhor era muito bem vista entre todas as leitoras do blog.... eu não, mas elas, as outras! lolololol

Nina disse...

ok amigas vejo que ficou tudo em pulgas com o surfista peruano,mas se calhra nao leram bem a parte de que ele tambem era pescador e vivia na praia ha 10 anos... nao, nao era giro...lol